Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação em Biologia e Sociedade
Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação em Biologia e Sociedade
Pessoas integrantes
Professora Doutora da área de Ensino do Departamento de Genética e Biologia do Instituto de Biociências da USP. Orienta no Programa Interunidades em Ensino de Ciências da USP. Coordenadora do NEPEBioS.
nhazevedo@ib.usp.br
Sou licenciado em Ciências Biológicas pelo IB-USP e mestrando do PIEC-USP. Participei das iniciativas: Inventário participativo LGBTQIA+ do Largo do Arouche; Permausp: Permacultura na Cidade do Sol e fiz estágio em educação ambiental na UMAPAZ. Integro o projeto de ciência cidadã “A que horas o sabiá laranjeira canta?”, em que avaliarei o efeito de passarinhadas no desenvolvimento de histórias em quadrinhos e temas sociocientíficos sobre as aves da cidade de São Paulo.
andersonssantos@usp.br
Mestranda no Programa Interunidades em Ensino de Ciências da USP, graduada na Licenciatura de Ciências Biológicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como professora de Ciências de Ensino Fundamental I e II e está realizando o projeto acerca das concepções sobre masculinidade dentro do ensino sobre puberdade em aulas de Ciências.
dana.gelbaum@colegiooswald.com.br
Fay Anoelin
Estudante de bacharelado na Rijksuniversiteit Groningen (Países Baixos), cursando Artes Liberais e Ciências, com forte ênfase em Psicologia. Atualmente, está fazendo um estágio de pesquisa no Instituto de Biociências da USP, investigando como as representações cinematográficas da IA influenciam a percepção do público sobre o que significa ser humano, como essa definição mudou ao longo do tempo e quais as implicações psicológicas, filosóficas e éticas da interação humano-máquina mediada por IA.
rayiafay@gmail.com
Mestrando no Programa Interunidades em Ensino de Ciências da USP, graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí, com especialização em Educação Ambiental e Sustentabilidade e especialização em Metodologias do Ensino de Biologia. Título da pesquisa: Jogos didáticos no ensino de genética: uma análise crítica de seus potenciais, limitações e contribuições para a alfabetização científica.
jnmorais20@gmail.com
Mestranda no Programa Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo, bacharel e licenciado em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências da mesma universidade. Atua como professora de ciências do Ensino Fundamental II em escola da rede particular de São Paulo e atualmente investiga a equidade nas relações estabelecidas entre meninos e meninas durante o trabalho investigativo em pequenos grupos.
rcarvalho.larissa@gmail.com
Mestrando no Programa Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo, bacharel e licenciado em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências da mesma universidade. Atua como educador em escolas da rede particular e como pesquisador na área de formação continuada de professores com interesse em Currículo e concepções acerca da Natureza da Ciência e Alfabetização Científica.
victor21@usp.br